quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O que pretendemos?

Associação de Turismo Acessível tem como visão a prestação de serviços aos associados e, em especial, aqueles que sofrem de limitações relacionais por incapacidades físicas, sensitivas, intelectuais e/ou por circunstâncias médicas exigentes de cuidados especiais (auxílio provisório e idosos), e que apresentam necessidades especiais durante as suas viagens, alojamento e ao nível de outros serviços.

Tem como missão contribuir para a normalização dos padrões de acessibilidade turística em Portugal trabalhando, simultaneamente, ao nível da procura e oferta turística. Pretendemos motivar o envolvimento da comunidade em geral, sensibilizando-a para a promoção da oferta de condições de melhoria e desenvolvimento acessível a todos, de modo a minimizar os obstáculos à acessibilidade e maximizar os benefícios que as medidas de implementação e melhoria das acessibilidades podem oferecer, de forma segura, ética e responsável.

Quem somos?

A Associação de Turismo Acessível é constituída por um conjunto de pessoas ligadas à área do Turismo e comunicação, que, após terem assistido a acções de formação organizadas pela APPC Coimbra, no âmbito da programação das Cidades Polis, realizadas nas instalações da Região de Turismo da Rota da Luz, em Aveiro, sentiram a necessidade de fazer algo por este sector e consideram que sob a forma de Associação poderiam em conjunto implementar, corrigir e melhorar as acessibilidades no seu sector de actividade.

A natureza da Associação é uma pessoa de direito privado, sem fins lucrativos, de tipo associativo. Tem sua sede na cidade de Aveiro, mas seu âmbito geográfico é todo o território nacional.

Estou feliz de ver o projecto desta associação a desenvolver e mais ainda por pertencer a ele. Em Portugal existia uma lacuna entre o sector do turismo e da reabilitação que teve a felicidade de ser desenvolvida no ano europeu da igualdade de oportunidades para todos. Um grande obrigado a todos aqueles que contribuíram para que nascêssemos. Uma saudação muito especial para os meus colegas.
Isabel Franco

oportunidade para todos

Espero que a Associação de Turismo Acessível - Um Acesso para Todos venha a contribuir para que as pessoas tenham iguais oportunidades de participação na sociedade a nível social, cultural, desportivo e etc. Este projecto pretende contar com a participação de todos, porque só assim o nosso país será mais acessível....
Um abraço aos muitos que têm participado neste projecto, ainda há muito a fazer...contamos com o apoio de todos...

Paula Portela