domingo, 14 de dezembro de 2008

" À semelhança do que aconteceu no ano 2007, em que comemorámos o dia 3 Dezembro no Centro de Congressos de Aveiro, enquanto comissão instaladora da actual Aptta, realizámos uma actividade em conjunto com a APPC Coimbra, com a montagem de um espaço inter-geracional, em que participaram entidades do distrito.

Paralelamente este ano, 3 Dezembro de 2008, convidados que fomos, pelo Governo Civil de Aveiro a partilhar esforços, em colaboração com o Centro Distrital de Aveiro do ISS, I.P. e um conjunto de outras entidades – Câmara Municipal de Aveiro e Direcção Regional do Centro do Instituto do Desporto, para além da Delegações Distrital da ACAPO e do Núcleo de Aveiro da Cruz Vermelha Portuguesa, optámos pela realização conjunta de um percurso citadino, entre o Rossio e a Praça Marquês de Pombal, que seria efectuado por pessoas com deficiência física e por outras, que não sendo deficientes físicos, fariam a experiência em situação de simulação de deficiência.

O objectivo central desta acção seria chamar a atenção da comunidade para as dificuldades experimentadas pelas pessoas com deficiência – nomeadamente pessoas em cadeiras de rodas, invisuais e surdos – nos percursos citadinos e nas deslocações na cidade no seu dia-a-dia. A iniciativa exterior foi cancelada devido ao mau tempo, tendo no entanto sido antecipado um desfecho idealizado para este percurso, realizado no Salão Nobre do Governo Civil de Aveiro. Foram várias as entidades que tomaram a palavra:- Governo Civil de Aveiro- Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social- Câmara Municipal de Aveiro- Associação de Turismo Acessível – um acesso Para Todos- Instituto do Desporto - Direcção Regional do Centro- ACAPO - Delegação Distrital de Aveiro- Associação de Atletismo de Aveiro- Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Aveiro- Agrupamento de Escuteiros de Aradas- CASCI Todas elas relevaram a importância deste dia.

A Aptta pela voz da sua presidente, Isabel Franco, salientou a importância do Turismo ser transversal a todos os eixos da comunidade.Acentuou ainda a urgência da cooperação de todos, para que esta Associação concretize o seu objectivo de Contribuir para a Normalização de Padrões de Acessibilidade Turística em Portugal.

A terminar o seu discurso, destacou a oferta de 10 brinquedos adaptados, oferta esta ao abrigo de parcerias, que serão entregues ao Centro Distrital da Segurança Social, que os fará seguir para instituições com crianças.