quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROJECTO APTTA EM VIANA DO CASTELO




A Associação de Turismo Acessível - um acesso Para Todos, apresentou, no Seminário Turismo Acessível / Turismo Para Todos, na Escola Superior de Turismo e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o projecto APTTA, que nasceu da iniciativa de um grupo de pessoas ligadas ao turismo, pela necessidade sentida em fazer algo que preenchesse uma lacuna existente no sector e, sob a forma de Associação, iniciar um processo a nível nacional para implementar, corrigir e melhorar as acessibilidades nesta actividade.


Juntamente com o orador da APTTA, Isabel Franco, estiveram Eugénia Deville (ESE-Coimbra); António Fontes (Lousã Acessível), Rafael Montes e Nuno Peixoto (ProAsolutions) que puderam partilhar as suas experiências pessoais, casos de sucesso e de boas práticas ao nível desta temática.


A APTTA congratula-se pela presença neste evento, citando o seu apoio técnico à formação de recursos humanos, de modo a ampliar a qualidade e a competência no sector.


Reforçou a sua presença junto dos futuros técnicos e gestores, de modo a qualificar o sector da oferta turística de serviços, produtos e bens do Destino Portugal como Destino Para Todos.


É mais uma contribuição da APTTA, para que haja um continuo reforço da confiança na vertente da acessibilidade, por parte dos players do turismo.


Na finalização da exposição da APTTA, foi apresentado um voluntário desta Associação, o Mi, que colocou algumas questões sobre a Cidade de Viana do Castelo, prontamente respondidas por Luís Delgado, coordenador técnico do projecto "Viana cidade saudável", também como orador presente.



O Mi, lançou ainda, um desafio aos alunos desta escola, para a criação de projectos sobre esta temática.


Foi bastante calorosa a recepção e o acompanhamento dos trabalhos, pelas Professoras do Curso de Turismo, Profª. Goretti Silva e Profª. Alexandra Correia, bem como Prof. Carlos Fernandes, Coordenador da Licenciatura em Turismo.


Depois do encerramento dos trabalhos, como não poderia deixar de ser em terras minhotas, decorreu o "Verde de Honra", confraternização entre oradores, docentes e alunos, onde foi observado a troca e esclarecimento de ideias e sobretudo a excelente receptividade dos alunos, à temática deste Seminário - Turismo Acessível / Turismo Para Todos.