quarta-feira, 26 de maio de 2010




A Associação de Turismo Acessível participou no Seminário Turismo Acessível na Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche.



legenda imagem: mesa oradores seminário



A APTTA tal como as outras entidades presentes, foram convidadas por um grupo de alunos desta escola que estão a desenvolver um trabalho sobre a temática, de forma a proporcionar a todos os que aqui estudam e leccionam, uma maior aproximação com este termo acessibilidade no turismo, boas práticas e esclarecimentos sobre esta temática.

A Associação de Turismo Acessível, teve como orador a Presidente da Direcção, Isabel Franco, cuja informação transmitida baseou-se nos seus conhecimentos práticos, na organização, selecção de infra-estruturas turísticas e acompanhamento de grupos e individuais, incluindo pessoas com mobilidade condicionada, quando ainda estes termos não eram usuais em Portugal.

Explicou ainda o objectivo da normalização de padrões de acessibilidade turística, ainda dois vídeos realizados por Edmundo Agostinho, membro da Direcção, sendo um deles realizado especificamente para este seminário em Peniche.

A aposta da Associação de Turismo Acessível, no apoio técnico à formação de recursos humanos, vem no sentido de ampliar a qualidade e a competência no sector da oferta turística de serviços, produtos e bens do Destino Portugal.

À semelhança do que tem feito com outras Escolas de Turismo, a APTTA criou condições dinâmicas, proporcionadas aos alunos através de seminários, apoio técnico regular, entrevistas e questionários, espaços de interacção concedidos pelos seus técnicos de modo a colocá-los perante situações reais às quais terão de aplicar a sua aprendizagem teórica.

legenda imagem: role play, casos práticos


O impacto verificado nos alunos que participam em trabalhos conjuntos ou acções concretas, como o caso deste Seminário, traduz-se numa maior assimilação dos conhecimentos, através de “Role Play” ou casos práticos com a participação directa de alunos como “actores” da situação, bem como os restantes na audiência, na procura de soluções para desfecho das acções identificadas neste destino turístico.

Foi ainda sentida a participação dos restantes oradores, Câmara Municipal de Peniche, Acapo, o próprio estabelecimento de ensino superior do IPL, durante a dinâmica e na procura de soluções.

Mostrou-se o empenho destas entidades em colaborar no diagnostico, interpretação e na solução de situações apresentadas neste concelho, quando da procura de produtos, bens e serviços turísticos acessíveis para todos e por todos aqueles que optem por Peniche como Destino Turístico.

Sem comentários: