segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Equipamentos para pessoas com necessidades especiais - Exposição na Biblioteca da UA

A Universidade de Aveiro (UA) abriu hoje ao público a Exposição “Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES) – equipamento, software e conteúdos para pessoas com necessidades especiais”, organizada pelos Serviços Documentais da mesma. Os interessados devem-se deslocar até ao próximo sábado à Biblioteca desta instituição, durante nos seguintes períodos horários: 10h-12h e 14h-17h.

A exposição pretende dar a conhecer um conjunto de recursos bibliográficos, materiais informáticos e equipamentos, concebidos no âmbito do projecto BAES. Por exemplo:

  • lupa para amblíopes, impressora e linha Braille para utilizadores com baixa visão e invisuais;
  • equipamentos mecânicos concebidos para pessoas com necessidades especiais, destacando-se o equipamento para virar páginas e o braço articulado;
  • computadores para acesso aos conteúdos digitais e com software específico para servir utilizadores com dificuldades de visão, ou outras;
  • digitalizador planetário para livros a cores, ergonomicamente construído para possibilitar o acesso a pessoas com necessidades específicas.

O BAES consiste num projecto que produz conteúdos em Braille, registos sonoros e texto digital, em parceria com nove universidades portuguesas e que se encontram disponíveis aos alunos com necessidades educativas especiais das universidades do grupo. Futuramente, pretende-se que este projecto se alargue para outros públicos, através de programas de cooperação e protocolares com outras instituições.

O acesso a estes recursos da UA é feito por catálogo bibliográfico ou repositório SInBAD.

Sem comentários: