quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

9 Dezembro - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Comemorámos este dia, apresentando ao público em geral:

O Primeiro Percurso Acessível Para Todos, intitulado "Aveiro Doce e Salgado".

Proporcionámos uma passagem pela cultura Aveirense, numa visita guiada por técnicos de turismo acessível, com apelo aos sentidos, que incluiu provas de degustação da doçaria regional da Fábrica de Ovos Moles, passando pela tradição dos Marnotos, a conservação do Sal nos Palheiros, a Capela de S. Gonçalinho e o Museu da Cidade, entre outros locais típicos do Bairro da Beira Mar.

A partida foi feita do edifício da Região da Turismo da Rota da Luz pelas 15h30 e terminámos com um lanche oferecido pela Associação de Turismo Acessível, com os patrocínios do Jumbo, Carrefour e CMA.

Contámos com um grupo heterogénio, composto por crianças, jovens, idosos, um grupo de pessoas invisuais, um grupo da ACAPO e alguns elementos pertences ao blog "O Gang da Esclerose Múltipla".

Durante o lanche, tivemos o "feedback" deste percurso, por parte dos participantes que nos descreveram as dificuldades sentidas no seu decorrer.

Estamos todos de parabéns, pois as barreiras apontadas foram as arquitectónicas, que, com boa vontade conseguiremos ultrapassar. Os técnicos de turismo acessível, informaram e receberam os maiores elogios.

A presença da Doutora Paula Marques, responsável pelo Departamento de Acção Social da CMA, foi incansável nos esforços, acompanhamento e facilidade no transporte, ao grupo da ACAPO.

Agradecemos em especial à Salineira Aveirense e à Fábrica dos Ovos Moles por nos receber.

Obrigado a todos!!!

Alguns momentos registrados:

Nota: a seguir encontra-se uma sequência de imagens do passeio acessível: mercado do peixe, palheiro de sal, fábrica de ovos-moles, capela de são Gonçalinho e o lanche.

Sem comentários: